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sábado, 9 de julho de 2011

MÓDULO-III TICs


Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h
CURSISTA: MARIA MEIRA DE SOUZA
TUTORA : Mariana Carvalho
UNIDADE 3- - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 3.5 : CONCEITO DE CURRÍCULO - BIBLIOTECA

O currículo, do ponto de vista pedagógico, é um conjunto de disciplinas organizado com o objetivo de possibilitar que seja alcançada uma meta em função de um planejamento educativo. O currículo não pode ser entendido como um plano totalmente acabado e definido, mas como um espaço de partida das metas a serem alcançadas dependentes das condições da sua aplicação.
O Currículo entendido como função social proporciona uma interação entre a escola e a sociedade, reproduzindo os seus itinerários históricos ou construindo um espaço de conflitos e compromissos dentro das contradições emergidas destas relações. Nesta perspectiva, Dewey (1916) fez florescer a idéia de educação como processo social, o instrumento primordial e mais eficaz para uma reconstrução social.
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.
Portanto o uso das tecnologias deverá ser adaptado ao currículo conforme uma visão critica, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir, inerente ao ser humano. Neste caso, é preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo, que incluam o uso das tecnologias de informação e de comunicação, de forma que possam agregar a técnica à produção e difusão do conhecimento.
A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
MARIA MEIRE

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