Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

2.6 PLANEJANDO UMA ATIVIDADE


Eixo Temático:
Ciências – Corpo humano
Nome da Aula:
A organização do corpo humano: ossos, músculos e órgãos
Objetivos:
 • Conhecer noções básicas a respeito da organização e funcionamento geral do corpo humano;
 • Compreender o corpo humano como um todo integrado;
 • Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, esquemas, listas e textos;
 • Interpretar as informações por meio do estabelecimento de relações de dependência, de seqüência, forma e função.
Conteúdos:
 • Distinção das partes do corpo humano: cabeça, tronco e membros;
 • Localização dos órgãos;
 • Níveis de organização do corpo humano: das células ao corpo
Justificativas:
É de fundamental importância que os alunos aprimorarem o conhecimento que têm do próprio corpo e a percepção do organismo como um sistema integrado, cujo funcionamento deve ser harmonioso e equilibrado para manter boas condições de saúde.
Resumo das Atividades:
Desenvolver com os alunos noções básicas sobre o funcionamento do corpo humano. A partir disso, é fundamental oferecer situações durante as aulas em que os alunos possam criar hipóteses e, em seguida, confrontá-las com textos informativos.
Duração:
6 aulas
Avaliação:
 • Avaliar a produção dos alunos sobre as partes do corpo.
 • Avaliar utilizando um esquema do corpo humano com os órgãos principais enumerados sem que seus respectivos nomes estejam à vista 
 • A pesquisa e apresentação do trabalho sobre cada sistema do corpo humano pode ser um instrumento de avaliação.
Produto(s):
 • Exposição do material elaborado por cada grupo para as apresentações dos trabalhos.
 • Sugestão: construção de bonecos feitos de material de sucata que representem os sistemas do corpo humano.

Acesse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário