Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

FRASES ( A NATUREZA )

NATUREZA AME... PRESERVE-A

• “A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” (João Bosco da Silva)

• "A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém" (Marina da Silva - Ministra do Meio Ambiente.)


• “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo)

• “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” (Madre Teresa de Calcutá)


• “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)

• "Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer. " (Ziraldo)


• "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer


• "Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas." (Tom Jobim)

• "Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore." (Martín Luther King)


• “Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. " (Leonardo da Vinci)

• "O homem é infeliz porque não conhece a natureza." (Demócrito)


• “Se você tem metas para um ano. Plante arroz Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” (Confûcio)

• “Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.” (Deivison Cavalcante Pedroza)


• "Não é a poluição que prejudica o meio ambiente. São as impurezas do nosso ar que estão fazendo isso." (George W. Bush)

• "A natureza tem perfeições que mostram que é a imagem de Deus, e defeitos que mostram que é apenas a imagem." (Blaise Pascal)


• "A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." (Jean Jacques Rousseau)

• "O prazer é a prova da natureza, o seu sinal da aprovação. Quando somos felizes, somos sempre bons, mas quando somos bons nem sempre somos felizes." (Oscar Wilde)

SUGESTÃO DE ATIVIDADES 02

http:// cantinhodosaber.buscasulfluminense.com

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

http://gibarbosa1.blogspot.com/

domingo, 10 de julho de 2011

sábado, 9 de julho de 2011

ATIVIDADE 3.1

CURSO – TICs
CURSISTA: MARIA MEIRA
UNIDADE 3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3.1 - Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática
Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado. Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.
Avançamos muito historicamente, e precisamos avançar mais para isso estamos nos preparando. Para isso recorremos aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares e Temas Transversais etc) aprendendo a usar mídias não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem, o uso do computador e internet têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação que dispõe por meio de links que o aluno pode navegar espontaneamente a partir da direção que o Regente indica, além da participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas.
A escola está em todos os recantos com seus professores criando oportunidades equívocos, falhas vão existir sempre, pois Segundo Névoa (Salto para o Futuro) “Há hoje um excesso de missões dos professores, pede-se demais aos professores, pede-se demais as escolas. (…) as escolas valem o que vale a sociedade. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona.
Entrevista disponível em:
http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=59

MÓDULO-III TICs


Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h
CURSISTA: MARIA MEIRA DE SOUZA
TUTORA : Mariana Carvalho
UNIDADE 3- - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 3.5 : CONCEITO DE CURRÍCULO - BIBLIOTECA

O currículo, do ponto de vista pedagógico, é um conjunto de disciplinas organizado com o objetivo de possibilitar que seja alcançada uma meta em função de um planejamento educativo. O currículo não pode ser entendido como um plano totalmente acabado e definido, mas como um espaço de partida das metas a serem alcançadas dependentes das condições da sua aplicação.
O Currículo entendido como função social proporciona uma interação entre a escola e a sociedade, reproduzindo os seus itinerários históricos ou construindo um espaço de conflitos e compromissos dentro das contradições emergidas destas relações. Nesta perspectiva, Dewey (1916) fez florescer a idéia de educação como processo social, o instrumento primordial e mais eficaz para uma reconstrução social.
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.
Portanto o uso das tecnologias deverá ser adaptado ao currículo conforme uma visão critica, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir, inerente ao ser humano. Neste caso, é preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo, que incluam o uso das tecnologias de informação e de comunicação, de forma que possam agregar a técnica à produção e difusão do conhecimento.
A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
MARIA MEIRE

Primeiro Blog :: Meiretics

Primeiro Blog :: Meiretics

ATIVIDADE 2.6 TICs

ATIVIDADE 2.6
CURSISTA: Maria Meire
Execução das atividades 2.7

ATIVIDADE PARA 4ª fase
O tema da nossas aulas tem sido corpo humano, então hoje você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse corpo fantástico.
Acesse o site http://www.estudamos.com.br/ciencias/atividade_ossos_do_corpo_humano.php

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ATIVIDADES BIOLOGIA

Atividades de Biologia - 1ª série EM

01. Leia.
Definir vida tem sido um dos grandes desafios de biólogos e filósofos. Cientistas eminentes, como o zoólogo alemão naturalizado norte-americano Ernest Mayr (1904-2005), acham que não é possível definir vida claramente. Sobre isso, Mayr opinou, em 1982: “Fizeram-se repetidas tentativas para definir vida. Esses esforços são um tanto fúteis, visto que agora está inteiramente claro que não há uma substância, um objeto ou uma força especial que possam ser identificados à vida”. Mayr admitia a possibilidade de definir o que ele chamava de “processo de vida”. Ele disse: “O processo de vida, contudo, pode ser definido. Não há dúvida de que os seres vivos possuem certos atributos que não são encontrados em objetos inanimados”.

O trecho do texto que relata “certos atributos de seres vivos que não são encontrados em seres inanimados” pode estar se referindo à presença dos componentes orgânicos. Identifique esses componentes orgânicos presentes na matéria viva.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. (Vunesp) Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.
a) Escreva dois exemplos de polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal, respectivamente.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite um órgão animal e um órgão vegetal nos quais cada um desses açúcares pode ser encontrado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Cite os dois monossacarídeos que se unem para formar a lactose.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. (Unicamp—Adaptada) Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides.
a) A quais das funções citadas no texto estão relacionados os esteróides? E os fosfolipídios?
________________________________________________________
b) Identifique um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. (Fuvest—SP—Adaptada) Leia o texto a seguir, escrito por Jacob Berzelius em 1828.
“Existem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos.”
A previsão de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o “poder catalítico” mencionado no texto deve-se a um certo composto orgânico.

Escreva um texto expositivo sobre esse composto, identificando-o e citando três fatores que influenciam na velocidade das reações químicas auxiliadas por este composto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. (4c) Observe os dados inseridos na tabela abaixo e a seguir marque com V os itens que considerar corretos e com F os que considerar falso.

( ) Trata-se de DNA em ambos os casos.
( ) Trata-se de RNA em ambos os casos.
( ) O ácido nucléico do caso I é o DNA e do II, RNA.
( ) O ácido nucléico do caso I é o RNA e do II, DNA.

06. Um dos filamentos da dupla hélice de uma molécula de DNA tem a seguinte seqüência: AAC GAT CGC TCA. Os seus produtos da duplicação e da transcrição serão, respectivamente:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07. UFSM-RS – Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna 1
1. DNA
2. RNA
Coluna 2
( ) Dupla hélice
( ) Ribose
( ) Fita única ou simples
( ) Desoxirribose
( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina
( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila
A sequência correta é:
a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1
c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2

08.Você sabia que...

Escreva um texto descritivo sobre duas propriedades da água.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as seguintes propostas:
Proposta I – distribuição de leite e derivados.
Proposta II – adição de flúor à água que abastece a cidade.
Proposta III – adição de iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente.
Proposta IV – incentivo na utilização de panelas de ferro na preparação dos alimentos.
Proposta V – estímulo ao consumo de frutas e verduras.
Diante destas propostas, responda.
a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate do bócio? Justifique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Leia.


A gripe (influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. A gripe ocorre em todos os países do mundo e, há pelo menos 400 anos, o vírus influenza vem causando epidemias a cada 2-3 anos e, eventualmente, pandemias (epidemias que afetam um grande número de países). As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem gripe têm maior risco de complicações como a pneumonia bacteriana, o que pode tornar necessária a internação hospitalar. A vacina contra a gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.

O texto acima se refere ao agente causador da gripe, o vírus. Sobre estes agentes, escreva V nas afirmações corretas e com F nas falsas. Justifique a(s) falsa(s).

( ) Por serem indivíduos unicelulares procarióticos, os vírus são enquadrados dentro do Reino Monera.
( ) Pelo fato de apresentarem metabolismo próprio, os vírus não necessitam de outra célula para se reproduzirem.
( ) Assim como os demais seres vivos, os vírus são constituídos por material genético — DNA ou RNA.
( ) Considerando a simplicidade de sua estrutura, acredita-se que os vírus venham a ser os primeiros seres vivos da Terra.
Justificativa:

Atividades de Biologia – 2ª série EM

01. Analise atentamente o esquema referente à doença conhecida como malária.


Escreva um texto expositivo sobre a doença, citando dois principais sintomas e uma medida preventiva da
doença.

02. Durante uma gincana, um grupo de alunos do Colégio Solução, recebeu uma tarefa. A partir de um cartaz, teriam que completar um determinado quadro comparativo. Os alunos receberam uma única “dica”.


Para que esse grupo alcance sucesso na realização da tarefa, o quadro comparativo ficará corretamente preenchido da seguinte maneira:


03. Leia o texto.

A partir das informações contidas no texto, acrescente outros dados, escrevendo um texto expositivo contemplando os seguintes itens:
• identificação da doença;
• agente etiológico;
• localização comum no organismo humano;
• um sintoma da doença;
• duas medidas profiláticas.

04. Suponha que você, ao ler um jornal, encontre a seguinte chamada:

“Presença de barbeiros preocupa interior” é a manchete de uma reportagem do Diário do Nordeste que denuncia a presença de barbeiros em 5% das edificações do interior do estado do Ceará.
pág. 34
Com base no que você leu, seria incorreto afirmar:
a) o barbeiro é o agente etiológico da doença de chagas.
b) o barbeiro é o vetor da doença de chagas, que é causada pelo Trypanosoma cruzy.
c) as casas de taipa favorecem o surgimento de colônias de barbeiro.
d) uma das maneiras da transmissão seria pelas fezes do barbeiro.
e) quando a doença começa a se manifestar um dos sintomas pode ser o aumento do tamanho do coração.

05. Durante uma gincana, um grupo de alunos do Colégio Dom Bosco recebeu uma tarefa. A partir de um cartaz, teriam que completar um determinado quadro comparativo. Nesse cartaz, os alunos receberam as seguintes informações:

Para que esse grupo alcance sucesso na realização da tarefa, o quadro comparativo ficará corretamente preenchido da seguinte maneira:


07. A palavra vírus origina-se do latim e significa “veneno” ou “fluído venenoso”. Por esse nome já podemos perceber que os vírus não são seres bem-vindos, e o motivo é justo, pois são agentes infectantes de células vivas e causadores de doenças; parasitam células de animais, plantas e também são capazes de atacar até células bacterianas.
Sobre os vírus, escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Assim como os demais seres vivos, cada vírus é constituído, dentro de sua cápsula protéica, pelo DNA e pelo RNA.
( ) Por serem indivíduos unicelulares eucariontes, os vírus são enquadrados dentro do Reino Monera.
( ) Embora simples em estrutura, os vírus realizam seu metabolismo, dependendo da célula hospedada apenas para o processo reprodutivo.
( ) Afirma-se que os vírus venham a ser os primeiros seres vivos da Terra.

06. Leia.


A gripe (influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. A gripe ocorre em todos os países do mundo e, há pelo menos 400 anos, o vírus influenza vem causando epidemias a cada 2-3 anos e, eventualmente, pandemias (epidemias que afetam um grande número de países). As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem gripe têm maior risco de complicações como a pneumonia bacteriana, o que pode tornar necessária a internação hospitalar. A vacina contra a gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.

O texto acima se refere ao agente causador da gripe, o vírus. Sobre estes agentes, escreva V nas afirmações corretas e com F nas falsas. Justifique a(s) falsa(s).

( ) Por serem indivíduos unicelulares procarióticos, os vírus são enquadrados dentro do Reino Monera.
( ) Pelo fato de apresentarem metabolismo próprio, os vírus não necessitam de outra célula para se reproduzirem.
( ) Assim como os demais seres vivos, os vírus são constituídos por material genético — DNA ou RNA.
( ) Considerando a simplicidade de sua estrutura, acredita-se que os vírus venham a ser os primeiros seres vivos da Terra.
Justificativa:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividades de Biologia – 3ª série EM

1. UEFS-BA – Sobre a estrutura da mitocôndria, é correto afirmar:
a) As cristas mitocondriais são sítios de conversão de energia na cadeia respiratória.
b) A matriz mitocondrial é a sede das reações, nas quais ocorre a fixação do CO2 em moléculas de glicose.
c) O compartimento entre as membranas interna e externa é o local de ocorrência do ciclo de Krebs.
d) A organização estrutural da mitocôndria possibilita a ocorrência de tipos variados de fermentação.
e) As enzimas mitocondriais participam das reações da glicólise que produzem moléculas de piruvato.

2. UFRGS-RS – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.
A prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compostas) e de salgar certos alimentos, como, por exemplo, carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se num eficiente método de conservação de alimentos contra a ação de organismos decompositores, como fungos e bactérias. Em ambos os casos, a adição de um .......... ao alimento produz um meio ............... . Assim, quando
entram em contato com esse alimento, as células dos organismos decompositores acabam ........... água por ..........
a) soluto – hipotônico – ganhando – transporte ativo
b) solvente – hipertônico – ganhando – osmose
c) solvente – isotônico – perdendo – difusão
d) soluto – hipertônico – perdendo – osmose
e) solvente – hipertônico – perdendo – difusão

3. UFPR – Três linhagens celulares distintas, estabelecidas em cultura (linhagens 1, 2 e 3), tiveram o conteúdo de suas membranas biológicas analisadas em laboratório. Foram registrados apenas os dados referentes às membranas existentes em maior quantidade nas respectivas linhagens. Os
resultados experimentais obtidos foram os seguintes:

Com base nesses dados, é correto afirmar:
1 - As células da linhagem 1 caracterizam-se por elevada taxa de respiração celular.
2 - As características das células da linhagem 2 são compatíveis com a produção de lipídios.
4 - A linhagem 3 representa células especializadas em secreção.
8 - As linhagens celulares 1, 2 e 3 representam células com alta atividade fagocitária.
16 - As linhagens celulares 1, 2 e 3 são destituídas de citoesqueleto.

4. UEM-PR – Assinale o que for correto.
1 - Na prófase da mitose, os cromossomos homólogos são observados pareados.
2 - Uma célula eucariótica cultivada, durante as fases G1 e S da interfase, na presença de timidina radioativa produz duas células-filhas com todos os cromossomos radioativos.
4 - Células procarióticas não têm mitocôndrias.
8 - O nucléolo é uma estrutura relacionada à formação dos ribossomos.
16 - Nas células mucosas, a combinação de polipeptídios e carboidratos para formar glicoproteínas, ou muco, acontece no complexo de Golgi.
32 - O centríolo e o cinetossomo são estruturas microtubulares que compõem o sistema membranoso citoplasmático.
64 - A timidina radioativa absorvida por uma célula animal será encontrada incorporada aos ácidos nucleicos do núcleo, das mitocôndrias e dos ribossomos.

5. UFSM-RS – Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna 1
1. DNA
2. RNA
Coluna 2
( ) Dupla hélice
( ) Ribose
( ) Fita única ou simples
( ) Desoxirribose
( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina
( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila
A sequência correta é:
a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1
c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2

6. A respiração celular desenvolve-se em três etapas distintas: glicólise, Ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Com base nisso, responda:
a) Quantos ATPs se formam na fase Anaeróbia? E na Aeróbia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Em quais regiões da célula eucariótica ocorrem as duas fases acima citadas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Leia.


A gripe (influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. A gripe ocorre em todos os países do mundo e, há pelo menos 400 anos, o vírus influenza vem causando epidemias a cada 2-3 anos e, eventualmente, pandemias (epidemias que afetam um grande número de países). As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem gripe têm maior risco de complicações como a pneumonia bacteriana, o que pode tornar necessária a internação hospitalar. A vacina contra a gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.

O texto acima se refere ao agente causador da gripe, o vírus. Sobre estes agentes, escreva V nas afirmações corretas e com F nas falsas. Justifique a(s) falsa(s).

8. Os tecidos conjuntivos são responsáveis, basicamente, pelo preenchimento dos espaços entre estruturas do nosso organismo.
Assinale a(s) proposição(ões) que é(são) verdadeira (V) e falsa (F) a respeito desses tecidos.
( ) A pele e as glândulas são exemplos de estruturas formadas, exclusivamente, por esses tecidos.
( ) São ricos em substância intersticial.
( ) O tecido adiposo localiza-se abaixo do tecido muscular.
( ) O tecido ósseo apresenta substância intersticial muito fluida.
( ) O colágeno é uma proteína produzida por células do tecido conjuntivo propriamente dito.
( ) O tecido cartilaginoso forma o pavilhão da orelha e os anéis da traquéia.

9. A pele da pálpebra inferior é revestida pelo tecido conjuntivo. Abaixo dele, uma camada de tecido adiposo dá suporte ao tecido conjuntivo e mantém a pele distendida. Quando a camada adiposa diminui de tamanho, a pele fica ligeiramente enrugada, o que pode torná-la mais escura. Vários são os fatores biológicos que podem provocar a diminuição da camada adiposa, ocasionando olheiras: hereditariedade, poucas horas de sono, constituição física, cansaço, tensão emocional, entre outros.

Além dessa interferência, o tecido adiposo exerce funções importantes no organismo. Cite quatro dessas funções.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RECEITAS....

Lasanha de Berinjela
1 kg de berinjela
400 g de polpa de tomate
1 cebola roxa
500 g de carne moída magra (ou PTS - proteína texturizada de soja)
4 col. (sopa) de azeitonas verdes sem caroço e fatiadas
200 g de queijo tipo minas light cortado em cubinhos
1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
Manjericão à gosto
Sal moderado

Modo de Preparo da Lasanha de Berinjela
Cortar a berinjela com casca em fatias longitudinais e cozinhar em água e sal por, aproximadamente, 4 minutos; Reservar;
Refogar a cebola picadinha em água, acrescentar a carne moída, a polpa de tomate, o sal e deixar cozinhar;
Por fim, acrescentar as azeitonas verdes e o manjericão;
Colocar em uma forma refratária, uma camada de molho de carne moída, uma camada de berinjela, uma de molho de carne moída, um pouco de queijo minas. Ir intercalando até finalizar os ingredientes.
Salpicar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar por aproximadamente 5 minutos.
Servir com arroz integral e folhas de alface.

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 292

Benefícios da Lasanha de Berinjela
Apesar de não reduzir os níveis sanguíneos do colesterol, como se pensava, a berinjela contém antocianina, pigmento antioxidante responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos (repolho roxo, amora, cereja, nectarina, uva rosada, framboesa e outros). A antocianina está presente na casca da berinjela e vem sendo associada à prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário.

Obs.: Esta receita não é indicada para quem tem anemia. Fontes de cálcio (leite e derivados) e ferro (carnes) nao combinam entre si, um mineral atrapalha a absorção do outro.

MENSAGEM

Mensagem
As fases difíceis de nossa
vida um dia acabam.
E, por maior que seja nosso problema,
com a ajuda de Deus, vamos sobreviver.
Esquecemos que o profundo
nos ensina
a apreciar melhor as alturas.
A tristeza evidencia a alegria.
O choro acentua o riso.
Não conheceríamos a alegria e o
riso se não fossem as tristezas.
Com elas aprendemos a ter paciência,
esperando pela sabedoria que iluminará
nosso caminho.
“A pior noite e o dia mais longo têm de acabar,
mais cedo ou mais tarde.”